Projetos Sinais e Eu Enxergo os Sinais são apresentados em São Leopoldo
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE), apresentou nesta quinta-feira, 6 de novembro, os projetos Sinais e Eu Enxergo os Sinais em São Leopoldo. A atividade foi conduzida pela analista do MPRS Ana Paula Nosari Solari e reuniu representantes da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), sediada no município e responsável pelas escolas estaduais de 38 cidades dos vales dos Sinos, Paranhana e Caí.
Durante a palestra, foram abordadas estratégias de prevenção à violência extrema no ambiente escolar, com foco na atuação integrada entre escola, família, rede de proteção e comunidade. O Projeto Sinais tem como objetivo capacitar profissionais da educação, agentes públicos e familiares para a identificação precoce de comportamentos que possam indicar risco de episódios graves de violência envolvendo crianças e adolescentes.
Já o Projeto Eu Enxergo os Sinais é voltado à conscientização digital de pais e responsáveis, alertando sobre os perigos da exposição prolongada a conteúdos violentos em redes sociais e jogos eletrônicos, além da possibilidade de cooptação por grupos extremistas.
As iniciativas fazem parte das ações do MPRS para a promoção de ambientes escolares mais seguros, e vêm sendo levadas a diferentes regiões do Estado.
