GAECO/MPRS participa de operação nacional em Santa Catarina contra facção criminosa com base no Sudeste
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) participou, nesta sexta-feira, 7 de novembro, de uma operação nacional contra uma organização criminosa com atuação interestadual. A ação foi coordenada pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS) e contou com o apoio do GAECO do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Em Santa Catarina, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão nos municípios de Balneário Piçarras e Porto Belo, no Litoral Norte. Também houve diligências em Mato Grosso do Sul e outros Estados. A organização criminosa investigada tem estrutura empresarial e é suspeita de envolvimento em tráfico interestadual de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, corrupção institucional, cobrança de juros excessivos, extorsões e lavagem de dinheiro.
As investigações indicam que o grupo, com origem no Sudeste do país, atua de forma violenta, com divisão de tarefas e influência sobre servidores públicos para obter vantagens no sistema prisional sul-mato-grossense. A apuração tramita em sigilo.
