Segunda fase do Projeto de Proteção de Nascentes é lançada em Cerro Largo
Na quinta-feira (23), foi lançada oficialmente a segunda fase do Projeto de Proteção de Nascentes de Cerro Largo, em cerimônia realizada no Auditório do Bloco A da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), a UFFS – Campus Cerro Largo, a Prefeitura Municipal, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Emater, o Lions Clube de Cerro Largo e a Câmara de Vereadores. A iniciativa tem como objetivo preservar áreas de nascente e garantir a qualidade dos recursos hídricos locais.
Na ocasião, aconteceu a assinatura dos termos de anuência por proprietários rurais que aderiram à nova etapa do projeto, que contempla a proteção de 12 nascentes em propriedades do município.
O evento contou com a presença de autoridades e representantes das instituições parceiras. Compuseram a mesa de abertura a promotora de Justiça Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, Paula Regina Mohr; o prefeito de Cerro Largo, Pedro Butzen; o presidente da Câmara de Vereadores, Emir José Ramme; e o diretor do Campus Cerro Largo da UFFS, Bruno Wenzel.
A primeira fase do projeto teve início em novembro de 2022, com a assinatura do termo de cooperação operacional entre o Ministério Público e a UFFS. Na época, foram identificadas e protegidas 19 nascentes em 10 propriedades rurais, localizadas em áreas que contribuem para a formação de riachos que atravessam a zona urbana de Cerro Largo.
CAPACITAÇÃO
Ainda no âmbito das ações em desenvolvimento pela Promotoria Ambiental Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, no dia 17 de outubro ocorreu a reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí. O evento, que integrou a programação da Expofest Ijuí 2025 contou com a capacitação que teve como tema “Sistema Estadual de Recursos Hídricos e o Papel do Comitê e das Entidades”, apresentado pela especialista em infraestrutura geográfica do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA), Sumirê da Silva Hinata.
Aproveitando a presença de representantes do DRHS/SEMA, foi realizada a discussão sobre o processo eleitoral do Comitê, com apresentação e esclarecimentos, composição e os encaminhamentos referentes à próxima eleição. Os debates foram conduzidos pela promotora de Justiça Paula Mohr e pela secretária executiva adjunta do Sistema Estadual de Recursos Hídricos da SEMA, Carmem Lúcia Silveira da Silva.
