Inteligência artificial do MPRS é destaque no maior evento de inovação para o ecossistema de Justiça
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) está presente na ExpoJud 2025, considerado o maior evento de tecnologia e inovação para o ecossistema de Justiça, que é realizado em Brasília.
Nesta quarta-feira, 15 de outubro, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, visitou a feira acompanhado do subprocurador-geral de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou, e dos servidores Laura Schnorrenberger e Luis Felipe Schneider.
No encontro, onde o Ministério Público gaúcho participa com um estande na área de exposição, a instituição apresentou o seu ecossistema de ferramentas de inteligência artificial para os presentes. A Aurora foi apresentada como um importante avanço da utilização da tecnologia entre as instituições do Sistema de Justiça.
No painel "IA na Justiça", o subprocurador-geral João Cláudio Pizzato Sidou foi palestrante com o tema "Como tribunais estão economizando milhares de horas e acelerando decisões". Sidou esteve acompanhado em sua fala de Gustavo de Paula e Samuel Meira Brasil Júnior, da Xertica – empresa parceira do MPRS no desenvolvimento das ferramentas de IA.
Durante o evento, os presentes trataram de assuntos como contratações públicas com o uso de IA, cibersegurança, responsabilidades no mundo digital e outros.
