Alvorada: acusado pelo MPRS como mandante de ataque a tiros que matou homem e feriu crianças é condenado a 25 anos de prisão
Foi condenado nesta quarta-feira, 15 de outubro, a 25 anos e quatro meses de prisão, com execução imediata da pena, um acusado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) de ser o mandante de um ataque a tiros em um bar de Alvorada, ocorrido em março de 2016. O crime, motivado por disputa de pontos de tráfico de drogas, resultou na morte de um homem e em três tentativas de homicídio, duas delas contra crianças — na época com quatro e oito anos.
A sentença foi proferida durante o Tribunal do Júri em Alvorada, sendo a acusação conduzida pelo promotor de Justiça Plínio Castanho Dutra. No julgamento, o MPRS sustentou que o réu ordenou o ataque porque o estabelecimento comercial era um ponto de tráfico de desafetos do criminoso. Dois homens chegaram ao local em um veículo, sendo que um deles desceu e efetuou diversos disparos contra as pessoas que estavam no bar. As qualificadoras de motivo torpe, recurso que dificultou a defesa das vítimas e crime contra menor de 14 anos, no caso das duas crianças, foram reconhecidas pelo Conselho de Sentença.
Um dos executores do crime já havia sido condenado em julho deste ano a 16 anos de prisão, também com execução imediata da pena, após julgamento realizado pelo Tribunal do Júri de Alvorada. Na ocasião, a acusação foi feita pelo promotor de Justiça Leonardo dos Santos Rossi. O outro homem investigado, que atuou como motorista no dia do ataque, foi absolvido.
