Estância Velha: homem denunciado pelo MPRS é condenado por estupro de vulnerável e lesão corporal contra adolescente
A pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Estância Velha, a Justiça condenou um homem a 13 anos de reclusão por estupro de vulnerável e lesão corporal qualificada contra uma adolescente de 13 anos. A sentença foi publicada em 23 de setembro.
O crime ocorreu no final da tarde de 27 de março de 2025, no Bairro Rincão dos Ilhéus. Segundo a denúncia oferecida pelo promotor de Justiça Bruno Amorim Carpes, o réu abordou a vítima para pedir informações. Após negativa da menina, o criminoso a arrastou até uma área escura, onde a agrediu com socos e puxões de cabelo, além de praticar atos libidinosos e tocar em suas partes íntimas. A vítima foi socorrida por familiares e vizinhos e, posteriormente, reconheceu o capacete e a motocicleta utilizados pelo agressor, o que contribuiu para sua identificação.
Além do estupro de vulnerável, o réu foi condenado por lesão corporal qualificada, por razões da condição do sexo feminino. A decisão judicial também manteve a prisão preventiva do acusado, decretada ainda na fase de investigação, diante da gravidade dos fatos e do risco à ordem pública.
O promotor de Justiça Bruno Carpes ressaltou a importância da condenação: "A sentença reafirma o compromisso do Ministério Público com a proteção da dignidade das vítimas e com a responsabilização dos agressores. Em um caso que gerou comoção social e até tentativa de linchamento antes da prisão, é fundamental que a sociedade veja que a justiça foi feita pelos meios legais e institucionais, garantindo a punição nos termos da lei e o respeito ao devido processo legal."
Se você souber ou suspeitar de algum caso de violência que envolva criança ou adolescente, não se cale! A vida deles pode depender da sua denúncia.
Denunciar é rápido, sigiloso e salva vidas. Em caso de urgência ligue para o 190 (Brigada Militar). Em outros casos, procure o Conselho Tutelar, a Promotoria de Justiça ou Delegacia de Polícia mais próxima, ou ainda disque 100.
Você também faz parte da rede de proteção.