MPRS participa virtualmente de mesa redonda internacional sobre prevenção ao extremismo violento na ONU
Nesta sexta-feira, 26 de setembro, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE), participou virtualmente da Mesa Redonda de Segurança Pública promovida pelo governo do Canadá, pelo GIFCT (Global Internet Forum to Counter Terrorism) e pelo Comitê contra o Terrorismo da ONU (CTED), realizada em Nova York, paralelamente à 80ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
O NUPVE foi o único representante brasileiro convidado para o encontro, que reuniu autoridades governamentais, especialistas internacionais, representantes da sociedade civil e empresas globais de tecnologia para debater estratégias de prevenção à radicalização e ao extremismo violento, tanto no ambiente digital quanto no mundo offline.
Além do MPRS, participaram representantes de países como Canadá, Estados Unidos, Austrália, França, Nova Zelândia, Alemanha e Reino Unido, além de organizações internacionais como Moonshot e empresas de tecnologia como Meta, Yahoo, Roblox e outras plataformas digitais.
O objetivo da mesa redonda foi fortalecer a cooperação internacional, compartilhar boas práticas e promover soluções inovadoras para enfrentar os desafios crescentes do extremismo violento, com especial atenção à proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais.
Representaram o NUPVE os Promotores de Justiça Michele Kufner e Marcio Abreu, o Procurador de Justiça Fábio Costa Pereira e a analista e consultora Michele Prado.
