A partir do projeto MP Sustentare, Porto Alegre realiza ação de recolhimento de resíduos eletrônicos neste sábado no Parque da Redenção
No próximo sábado, 27 de setembro, das 9h às 16h, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do projeto MP Sustentare, estará no Parque da Redenção com a Ação de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos. A iniciativa é uma parceria com a JG Recicla e o Programa Sustentare do governo estadual.
A estrutura será montada em frente à rotatória do Largo Professor Francisco de Paula Brochado da Rocha, com uma tenda da empresa, dois containers Ecoponto para descarte e um caminhão estacionado no local para auxiliar na arrecadação dos materiais.
A população poderá descartar diversos tipos de lixo eletrônico, como equipamentos de informática e telefonia (celulares, computadores, tablets, impressoras, notebooks e acessórios); eletrodomésticos (geladeiras, máquinas de lavar, micro-ondas, televisores, batedeiras e aparelhos de áudio e vídeo); pequenos equipamentos e eletroportáteis (câmeras digitais, rádios, secadores de cabelo e ferramentas elétricas); além de pilhas e baterias.
A ação é resultado da adesão do Município de Porto Alegre ao projeto-piloto MP Sustentare, oficializada em agosto deste ano. A iniciativa tem como objetivo implementar e ampliar a coleta de lixo eletrônico nos municípios das bacias do Rio Gravataí e do Lago Guaíba, promovendo a destinação ambientalmente correta desses resíduos.
Segundo a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Ana Maria Moreira Marchesan, o projeto tem impactos positivos em diversas frentes. “Com o projeto-piloto, buscamos envolver os municípios na coleta e reciclagem de eletroeletrônicos, promovendo uma logística reversa ambientalmente correta. Além disso, o projeto tem um viés social importante, ao empregar mão de obra prisional e jovens beneficiados pela Fundação O Pão dos Pobres, que reaproveitam equipamentos doados”, destaca.
A partir da assinatura do termo de adesão, a JP Recicla passou a multiplicar os pontos de coleta na cidade e a organizar ações itinerantes como esta, levando seus caminhões a locais estratégicos para facilitar o descarte por parte da população. A definição dos locais de ecopontos e a organização das ações, em Porto Alegre, ficou a cargo de Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU)
Além da coleta, o projeto também visa fomentar campanhas de educação ambiental e conscientização, contribuindo para a redução de custos com transporte e descarte em aterros sanitários, e promovendo uma cidade mais sustentável.