MPRS firma acordo com startup para testar tecnologia de economia de água em unidades da instituição
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) firmou, nesta terça-feira, 23 de setembro, um acordo de cooperação técnica com a startup Água Conectada, sediada em Passo Fundo. O objetivo é realizar testes e validar tecnologias voltadas ao monitoramento e à otimização do consumo de água em unidades do MPRS, como parte de um projeto-piloto alinhado ao eixo da sustentabilidade do mapa estratégico institucional.
A parceria, que terá duração inicial de 60 dias, prevê a instalação das soluções tecnológicas em quatro Promotorias de Justiça: Passo Fundo, Santa Maria, Rio Grande e Porto Alegre (Sede Santana). A iniciativa busca adaptar ferramentas desenvolvidas pela empresa para aplicação no setor público, com foco na eficiência hídrica.
Segundo o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Heriberto Roos Maciel, a meta é, em um ano, alcançar uma economia de cerca de 20% no consumo de água. “Estamos buscando alcançar os parâmetros da iniciativa privada. Não podemos ficar para trás em relação às transformações que estão acontecendo. Já temos inteligência artificial em uso, e na parte administrativa também precisamos renovar processos, contribuindo não só internamente, mas também para a sociedade”, afirmou.
Pelo acordo, o MPRS se compromete a disponibilizar infraestrutura e equipe técnica para os testes, além de elaborar relatórios com os resultados obtidos. Já a Água Conectada será responsável pelo fornecimento e instalação dos equipamentos, bem como pelo acompanhamento técnico das atividades.
A tecnologia, metodologia e demais ativos intelectuais utilizados ou desenvolvidos pela empresa permanecerão sob sua propriedade. Os dados gerados poderão ser utilizados pelo MPRS exclusivamente para fins internos de avaliação e planejamento.