Prêmio CNMP 2025: projeto do MPRS conquista 1º lugar na categoria Atuação Finalística IV – Efetividade e Unidade Institucional
O Projeto STJBot, do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), foi reconhecido com o 1º lugar na categoria Atuação Finalística IV – Efetividade e Unidade Institucional do Prêmio CNMP Edição 2025, do Conselho Nacional do Ministério Público. O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e a promotora de Justiça Julia Schütt, designada na assessoria da Presidência do CNMP, participaram da cerimônia de premiação, na noite desta quarta-feira, 10 de setembro, no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Desenvolvido pela Subprocuradoria-Geral de Justiça de Gestão Estratégica, o STJBot é um agente de inteligência artificial que utiliza motores de linguagem natural e linguagem simples para responder a dúvidas do usuário quanto ao posicionamento jurisprudencial do STJ veiculado em seus informativos.
A pergunta pode ser feita em linguagem absolutamente natural, e a resposta pode ser encaminhada na linguagem técnica ou em linguagem simples. Além disso, são transcritos os trechos que embasaram a resposta e é disponibilizado para o usuário link para abrir o informativo correspondente na página que corresponde ao trecho.
Parcialmente implementada, com previsão de conclusão ainda em 2025, a iniciativa tem como principais resultados melhor compreensão dos posicionamentos do STJ; atualização constante desse conhecimento; e fácil acesso e assimilação do conteúdo através do uso de linguagem natural e linguagem simples.