Novos servidores tomam posse no MPRS
Clique aqui para ver as fotos da cerimônia.
Na manhã desta segunda-feira, 8 de setembro, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, deu posse a 37 novos servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em cerimônia realizada no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede da Instituição, em Porto Alegre. A servidora Maria Francisca Becker Filha realizou o juramento em nome dos empossados.
Durante a solenidade, Saltz destacou a importância da chegada dos novos profissionais: “Ingressar no Ministério Público não é apenas assumir um cargo público, é abraçar uma missão, é fazer parte de uma instituição que tem como essência o serviço à sociedade, a promoção da justiça e a proteção dos vulneráveis. Ser do Ministério Público é carregar consigo o ideal de transformação social, de ética e de responsabilidade”, disse.
O procurador-geral também ressaltou o momento de transformação institucional vivido pelo MPRS, com o lançamento da inteligência artificial Aurora, que promete revolucionar e beneficiar o trabalho na Instituição. “Mas mesmo com esses processos modernos, nós nunca perdemos de vista que por trás de cada sistema, são as pessoas que fazem a diferença. Queremos que cada um de vocês se sinta parte desta casa, respeitado em sua individualidade e valorizado em sua contribuição”, completou.
Para o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Heriberto Roos Maciel, “a posse coletiva é um rito inicial simbólico na Instituição que valoriza as pessoas, e por isso, significativo para a vida funcional de cada um, gerando o sentimento de pertencer.”
Também compuseram a mesa de abertura a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios; o secretário-geral do MPRS, João Ricardo Santos Tavares; o diretor do CEAF, Sérgio Harris; a procuradora de Justiça Maria Cristina Moreira de Oliveira, representando a AMPRS; e os presidentes do SIMPE, Jodar Prates, e da APROJUS, Carmem Pasquali.
CURSO DE INTEGRAÇÃO
Após a cerimônia, os servidores iniciaram o curso de integração, que segue a partir desta terça-feira, 9 de setembro, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). O programa foi planejado para acolher os novos integrantes da Instituição e apresentar informações sobre o funcionamento do MPRS, sua cultura organizacional e os principais desafios da rotina de trabalho, especialmente diante do novo ecossistema de inteligência artificial lançado recentemente. A programação foi atualizada com sugestões de diversas áreas da Instituição.
SERVIDORES EMPOSSADOS
Tomaram posse, no cargo de Analistas do Ministério Público, os seguintes servidores: Aline Pellenz, Ana Carolina Serro Polita, Anna Carolina Reis Brites, Arthur Oliveira Cogo, Augusto Schio Guazzelli, Camilo Franzoni Nunes, Cesar Augusto Urnau, Davi Borges Mariano da Silva, Dieimison Fernando Madke Caceres, Eduardo Soares Pires, Euzébio Sousa Vieira, Gabriel Barboza da Silva, Gustavo Milani, Henrique Prieto, Herman Reinehr, Isadora Viero Machado, Jéferson Endler Schmitt, Jorge Felipe Oliveira da Silva, Karopy Ribeiro Noronha, Laura Aquistapace Queiroz, Laura Eduarda da Silva Barbieri, Laura Linhares Ahmad, Lucimara Aparecida da Silva de Queiroz, Maria Francisca Becker Filha, Matheus José Soares Assis, Mauricio Carniel, Paula Ferreira França, Pedro Marcon Schmidt, Pedro Mascolo Cunha, Roberto Nascimento de Farias, Rodrigo Rodrigues Turchiello, Sonia Cristina Rovaris, Thais Honorato de Lima, Vinícius Altair Olaves Marques, Vinícius Marques Possebon, Wesley dos Santos de Araújo. Já Artur Três do Amaral e Vinicius da Rocha Barbosa foram empossados como Técnicos do Ministério Público.