MPRS e FAMURS assinam termo de cooperação para disseminar conhecimento em IA nos municípios
Na tarde desta quinta-feira, 4 de setembro, durante o evento de lançamento da Aurora, o ecossistema de ferramentas de inteligência artificial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), foi assinado termo de cooperação técnico-institucional com a Federação de Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (FAMURS) para a otimização da qualidade na prestação dos serviços públicos municipais.
O termo assinado pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e a presidente da FAMURS, Adriane Perin de Oliveira, prevê troca de experiências, indicações técnicas e disseminação de conhecimento técnico em inteligência artificial, sem transferência de recursos financeiros, com o intuito de aprimorar o atendimento ao cidadão.
Conforme o documento, cada parte deverá contribuir com indicações técnicas e informações relevantes para auxiliar no aprimoramento dos serviços públicos municipais, bem como participar de ações conjuntas de análise de ferramentas, capacitação técnica e acompanhamento evolutivo, conforme estabelecido em plano de trabalho a ser elaborado.
O procurador-geral destacou: “A partir de hoje, o MPRS passa a ser um centro de formação e difusão da tecnologia. Nós faremos isso junto com os parceiros, junto com os municípios, que serão também grandes destinatários das ferramentas que nós ajudaremos a produzir. Porque nosso objetivo como servidor público, seja por concurso público ou mandato, é fazer a vida dos gaúchos e gaúchas melhor”.