Projeto Sinais é apresentado à rede de proteção do município de Rio Grande
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema, apresentou na sexta-feira, 29 de agosto, o Projeto Sinais à rede de proteção do município de Rio Grande, no Sul do Estado.
O procurador de Justiça Fábio da Costa Pereira, coordenador do Projeto Sinais, conduziu a capacitação durante evento organizado pela promotora de Justiça Laura Regina Sedrez Porto, da Promotoria de Justiça local. Cerca de 130 profissionais da rede de proteção do município estiveram presentes.
O Projeto Sinais integra as ações do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema do MPRS e tem como objetivo identificar precocemente sinais de alerta em crianças, adolescentes e jovens que possam estar em risco de radicalização ou de envolvimento em episódios de violência extrema. A iniciativa busca fortalecer o olhar da rede de proteção, sensibilizando famílias, escolas e agentes públicos para a importância da atuação preventiva e integrada.
Durante a capacitação, foram abordados temas como isolamento social, sofrimento psíquico, discursos de ódio, consumo de conteúdos violentos e o impacto das redes sociais na formação dos jovens. O procurador Fábio Costa Pereira destacou que, em praticamente todos os casos monitorados pelo MPRS, estão presentes fatores como bullying, famílias desestruturadas e acesso a conteúdos no ambiente digital sem monitoramento dos pais. A análise de pegadas digitais, como postagens e interações online, tem sido uma ferramenta importante para identificar padrões e sinais de alerta.