Santa Cruz do Sul: a pedido do MPRS, Justiça condena integrantes de organização criminosa que receptava celulares para revender
Após denúncia do Ministério Público, a Justiça condenou, nesta terça-feira, 26 de agosto, cinco homens que receptavam celulares para revenda. O grupo atuou em municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (especialmente São Leopoldo e Charqueadas) e Santa Cruz do Sul, no ano de 2021. As penas aplicadas, pelos crimes de organização criminosa e receptação, foram de 5 anos, 11 meses e 15 dias de reclusão a 8 anos, 5 meses e 15 dias.
Segundo o promotor de Justiça Gustavo Burgos, os réus promoveram, constituíram, financiaram e integraram pessoalmente a organização criminosa armada. "Inicialmente, foi praticado um roubo de grandes proporções em uma empresa de logística em São Leopoldo, com foco em eletrônicos, resultando em um prejuízo direto de mais de 650 mil reais, além de uma série de eventos negativos para a empresa vitimada.
No assalto, indivíduos até hoje não identificados estavam fortemente armados, com fuzil e pistolas e, usando uniformes falsos da polícia civil, roubaram os produtos eletrônicos. Posteriormente, essa carga de eletrônicos, na sua maioria telefones celulares, foi receptada por um comerciante de Santa Cruz do Sul para venda a consumidores em seu estabelecimento comercial", explica o promotor.