Lançamento da biografia do ex-PGJ Francisco Luçardo reúne autoridades e colegas no Memorial do MPRS
Na tarde desta sexta-feira, 22 de agosto, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul foi palco do lançamento da biografia do ex-procurador-geral de Justiça Francisco Luçardo, intitulada “O Manco – Biografia”, publicada pela Editora Rígel.
A cerimônia contou com a presença do PGJ, Alexandre Saltz, que destacou a importância da obra e da trajetória de Francisco Luçardo para o Ministério Público gaúcho: “Esta biografia revela não apenas os feitos profissionais do nosso querido Luçardo, mas também sua força pessoal, marcada pela superação de desafios e pela dedicação incansável à justiça e à comunidade. É uma história que inspira e honra a memória institucional do Ministério Público.”
O MANCO
A obra narra a inspiradora trajetória de Luçardo, nascido no Terceiro Distrito de Piratini, Pedregal, e alfabetizado em escola rural, onde começou a moldar sua paixão pelo saber. Radialista, professor, advogado e promotor de Justiça, Luçardo ingressou no Ministério Público em 1974, atuando em diversas comarcas e exercendo funções de liderança institucional. Foi procurador-geral de Justiça entre 1991 e 1993, período em que incentivou a formação de novas lideranças no MPRS. Após sua aposentadoria, foi eleito prefeito de Piratini por dois mandatos e exerceu cargos no governo estadual.
Luçardo autografou a obra e sublinhou: "O Ministério Público continua fazendo parte da minha vida, mesmo após mais de 30 anos de aposentadoria. Nunca me desliguei da instituição — sigo convivendo, participando e me sentindo honrado, ainda que considere essa honra imerecida, pois o que ofereço hoje é apenas um relato simples da minha trajetória. Não é uma obra grandiosa, mas sim a história de uma vida vivida com dedicação.”
PAINEL
Além de ex-procuradores-gerais de Justiça, integrantes da Administração Superior, procuradores e promotores de Justiça, servidores e familiares que prestigiaram o autor e celebraram sua trajetória de vida e atuação institucional, o evento também incluiu o painel “Livro físico ou digital”, mediado pelo secretário-geral do MPRS, João Ricardo Santos Tavares, com a participação dos ex-procuradores de Justiça Marta Leiria Leal Pacheco, também escritora, e Lenio Luiz Streck, jurista e professor; além da bibliotecária Ana Maria de Souza, diretora da Biblioteca Pública do Estado e coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas.
Entre no Flickr do MPRS para acessar as fotos do evento, clicando aqui .