Projeto Sinais promove acolhimento em Estação e capacitação da rede de proteção em Getúlio Vargas
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE), deu continuidade, nesta quinta-feira, 21 de agosto, às atividades do Projeto Sinais no Norte do Estado.
A programação teve como destaque encontros em Estação, município diretamente impactado pelo ataque ocorrido no mês passado, e em Getúlio Vargas, sede da comarca que abrange a cidade.
Em Estação, à tarde, estudantes a partir de 12 anos participaram de um momento de acolhimento, com espaço para escuta, diálogo e fortalecimento de vínculos na comunidade escolar. Alguns dos alunos presentes eram colegas do adolescente envolvido no ataque.
A atividade foi conduzida pelas promotoras de Justiça Michele Dumke Kufner e Manuela Montanari, acompanhadas do procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, coordenador do NUPVE, e de Julio Ballardin, titular da PREDUC-PF.
Simultaneamente, em Getúlio Vargas, profissionais da rede de proteção participaram de uma capacitação sobre prevenção da violência extrema, com a presença dos promotores de Justiça Leonardo Rossi, Marcio Abreu Ferreira da Cunha, Doraní Medeiros e Alexandre Murussi, da comarca local.
À noite, com a presença de todos os integrantes do MPRS envolvidos na imersão, houve também um encontro com familiares, voltado à orientação e ao suporte, reforçando a importância de identificar sinais de vulnerabilidade e ampliar a rede de cuidado.
Durante as conversas, foram abordados temas como o processo de radicalização, a forma como aliciadores se aproximam dos jovens, os danos causados pelo bullying e pela trollagem, além da relevância do diálogo entre pais e filhos como estratégia de prevenção. O promotor de Justiça João Augusto Follador, de Getúlio Vargas, também esteve presente.
“A presença do Projeto Sinais em nossa comarca é fundamental para apoiar Estação e toda a região nesse processo de prevenção de violências e evitar outros possíveis casos de radicalização”, destacou o promotor Alexandre Murussi.
A secretária municipal de Educação de Estação, Marcele Anversa Lima, também enfatizou a relevância da iniciativa: “A presença do Ministério Público em nossa cidade fortalece a comunidade escolar e nos dá suporte para enfrentar este momento com diálogo e prevenção”.
Também à noite, os promotores Leonardo Rossi e Manuela Montanari participaram de atividade de acolhimento a estudantes do curso noturno em uma escola da cidade.
As ações desta quinta-feira foram organizadas pelo NUPVE, com apoio da Promotoria Regional da Educação de Passo Fundo (PREDUC-PF) e da Promotoria de Getúlio Vargas.
A programação segue nesta sexta-feira, 22, com capacitação da rede de proteção em Tapejara, à tarde, e nova formação em Estação, no fim do dia, destinada a professores, diretores e demais profissionais da educação.