Cruzeiro do Sul: MPRS promove nesta sexta-feira diálogo para fortalecer rede de proteção a mulheres, crianças e adolescentes
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realiza nesta sexta-feira, 22 de agosto, mais uma edição do projeto MP na Rua, com ações voltadas à prevenção da violência e ao fortalecimento da rede de proteção a mulheres, crianças e adolescentes. A atividade ocorrerá das 9h às 12h, na Rua General Neto, em frente ao ginásio de esportes Orlando Eckert, no Centro de Cruzeiro do Sul.
Com o apoio do ônibus da instituição — que conta com uma estrutura móvel de atendimento, o evento inclui diálogo com a comunidade sobre acolhimento, orientação jurídica e prevenção da violência. Paralelamente, será realizada uma reunião técnica com promotores de Justiça, servidores, autoridades locais e profissionais da rede de atendimento, com o objetivo de alinhar estratégias de atuação conjunta.
A ação será conduzida pelos promotores de Justiça Ana Emília Vilanova e Sérgio Diefenbach e pela equipe do Núcleo de Autocomposição e Central de Práticas Restaurativas da Promotoria de Justiça de Lajeado.
ATUAÇÃO DO MPRS
Ana Emília Vilanova disse que “a ida a Cruzeiro do Sul tem por objetivo aproximar o Ministério Público da rede de atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica daquele município, conhecer suas necessidades e abrir canais de comunicação mais ágeis, bem como, atender a população em geral”.
Sérgio Diefenbach também destacou que a prevenção da violência começa com uma rede de cuidado robusta e conectada, capaz de identificar vulnerabilidades e agir antes que situações se agravem: “acreditamos que o fortalecimento dessa rede, que inclui saúde física e mental, agentes comunitários, escolas e conselhos tutelares, é essencial para proteger crianças e adolescentes e evitar que pequenas agressões e negligências evoluam para situações mais graves”.
LAJEADO
Nesta quinta-feira, 21 de agosto, o projeto MP na Rua esteve em Lajeado, entre 10h e 16h. Foram promovidas ações de prevenção, acolhimento e orientação jurídica, com foco na proteção das mulheres e no fortalecimento da rede de apoio.
A cerimônia de abertura foi conduzida pela promotora de Justiça Ana Emília Vilanova, com apresentação da Rede de Enfrentamento e dos parceiros institucionais. Também foi exibida a instalação artística "Sapatos Vermelhos", em homenagem às mulheres vítimas de feminicídio no Estado em 2025.