MPRS participa de reunião do programa RS Seguro no Palácio Piratini
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participou nesta quinta-feira, 14 de setembro, da reunião A1 (avaliação de resultados e transparência) do programa RS Seguro. A instituição foi representada, no encontro que ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Acolhimento às Vítimas (CAOCRIM), promotora de Justiça Alessandra Moura Bastian da Cunha. Em visita ao MPRS nesta semana, a gerente de Cooperação do Ministério Público de El Salvador, Karla María Flores González, também participou do encontro.
Na ocasião, foram apresentadas boas práticas de municípios que tiveram a redução de indíces de criminalidade e debatidas alternativas para cidades que tiveram incremento em alguns delitos, como pontos focais. A reunião desta quinta-feira foi presidida pelo governador do Estado, Eduardo Leite, sendo a fala institucional do MPRS da promotora Alessandra Moura Bastian da Cunha.
RS SEGURO
O programa de segurança pública, que envolve diversos órgãos e instituições para uma atuação conjunta nesta área, tem reuniões periódicas com o objetivo de alinhar ações de combate ao crime. Além dos membros da MPRS, estiveram presentes integrantes da Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Tribunal de Justiça. O RS Seguro é um programa da Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS) que atua em áreas com maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica. O programa tem um planejamento de curto, médio e longo prazos, respeitando o contexto fiscal do Estado.