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Passeios com o Memorial: roteiro visita a arte de Aldo Locatelli na véspera do Dia do Patrimônio

Passeios com o Memorial: roteiro visita a arte de Aldo Locatelli na véspera do Dia do Patrimônio

claeidel

No próximo sábado, 16 de agosto, será promovida nova edição da série Passeios com o Memorial, que se constitui em visitas guiadas pelo professor Francisco Alves. A edição, que acontece na véspera do Dia do Patrimônio, será dedicada à arte de Aldo Locatelli e o roteiro inclui o Palácio Piratini e a Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus. O ponto de encontro será no Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 110, Centro Histórico de Porto Alegre), com saída prevista para as 10h da manhã. O MPRS fornecerá serviço de vans para deslocamento à Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus.

ALDO LOCATELLI

Aldo Daniele Locatelli (1915–1962) deixou uma marca profunda na arte sacra e mural do sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. Nascido em Villa d'Almè, na Itália, demonstrou desde cedo grande talento para a pintura. Estudou na Accademia Carrara de Bergamo e na Escola de Belas Artes de Roma, onde se aprofundou nas tradições clássicas e renascentistas. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu no exército italiano e, após ser ferido, dedicou-se à restauração de obras de arte, inclusive peças do Vaticano.

Em 1948, veio ao Brasil a convite do bispo Dom Antônio Zattera para decorar a Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas. O sucesso dessa obra o projetou no cenário artístico gaúcho. Em 1950, iniciou a decoração da Igreja de São Pelegrino, em Caxias do Sul, considerada sua obra-prima, com afrescos bíblicos e uma Via Crucis que mescla elementos clássicos e modernistas.

Locatelli teve papel importante na Capital gaúcha. Em 1951, venceu uma concorrência para pintar no Palácio Piratini um ciclo de painéis sobre a formação histórica e étnica do povo gaúcho, com forte carga emocional e monumentalidade. No Instituto de Belas Artes da UFRGS atuou como professor de Arte Decorativa e organizou exposições de seus alunos e de suas próprias obras. Decorou ainda outros espaços de destaque, como o saguão do antigo Aeroporto Salgado Filho e o Instituto de Artes da UFRGS.

Seu estilo figurativo combinava monumentalidade e narrativa expressiva, influenciado por mestres renascentistas como Rafael e Michelangelo, além de maneiristas e barrocos como Rubens e Tiepolo. Embora focado na arte religiosa, também produziu retratos e cenas históricas.



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