MPRS está no top 10 entre as instituições públicas com mais interações nas redes sociais no primeiro semestre de 2025
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) é uma das 10 instituições públicas com maior número de interações nas redes sociais no primeiro semestre de 2025. Entre as unidades do Ministério Público brasileiro, está na terceira colocação, pelo segundo semestre consecutivo.
O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 7 de agosto, durante o XIX Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), realizado em São Luís, no Maranhão.
O levantamento é feito pela plataforma de inteligência e benchmarking Social Media Gov, que monitora o desempenho de instituições públicas nas redes sociais, considerando métricas como visualizações, curtidas e comentários.
Segundo a coordenadora do Gabinete de Comunicação do MPRS, Roberta Salinet Alvarez, o resultado reflete o compromisso da instituição com a transparência e a proximidade com a sociedade: “Estar entre os três primeiros do país é um reconhecimento ao trabalho de toda a equipe de comunicação, que atua com estratégia, sensibilidade e responsabilidade para aproximar o MPRS da população.”
Para a social media Michelle Teixeira, o ranking reforça o alinhamento da instituição com as tendências digitais e o uso estratégico das redes sociais como ferramenta de comunicação pública: “Isso mostra que o conteúdo que produzimos está gerando identificação e impacto. É sobre contar boas histórias, valorizar o trabalho institucional e, acima de tudo, fortalecer o diálogo com quem está do outro lado da tela.”
O MPRS tem investido em formatos diversos, linguagem inclusiva e campanhas que conectam o trabalho institucional às pautas que mobilizam a sociedade, como direitos humanos, proteção da infância, enfrentamento à violência contra a mulher e defesa dos animais.
ESPECIAL DIA DAS MÃES
O vídeo publicado pelo MPRS no Dia das Mães, em parceria com a influenciadora gaúcha Josiane Marques, foi o quinto conteúdo com mais interações entre instituições públicas do Brasil. A colab já soma 575 mil visualizações no Instagram.
O reel retratou a rotina de cuidado e afeto de Josiane e do pequeno Theo, de três anos. A ideia era ilustra com leveza, que cuidar de uma criança é estar presente e vigilante, um compromisso que também guia a atuação do MP gaúcho.