Agosto Lilás: MPRS presta atendimentos em ação pelo fim da violência contra a mulher
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participou, nesta quinta-feira, 7 de agosto, de evento alusivo ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A ação, realizada em frente à Delegacia da Mulher (DEAM), em Porto Alegre, foi organizado pela Polícia Civil e contou com a participação de diversas instituições.
A promotora de Justiça Carla Carrion Frós, coordenadora da Central de Atendimento às Vítimas, e servidoras do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM) atenderam ao público no ônibus do MPRS, esclarecendo dúvidas e informando sobre questões relacionadas à violência doméstica e outros temas.
Para Carla Frós, iniciativas como esta aproximam a comunidade dos canais de denúncia: "Violência contra a mulher é crime e deve ser enfrentada com responsabilidade, união e articulação da rede de proteção”.
Também foram oferecidos serviços de atendimento psicológico e jurídico, pela Defensoria Pública, testagem rápida para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, consultoria nutricional, massoterapia, saúde bucal, atividades de promoção do bem-estar e autoestima. Também participaram Sistema Nacional de Emprego (para encaminhamentos e orientações) e Departamento Municipal de Habitação (para esclarecimentos e orientações).