MPRS apresenta Projeto Sin@is de prevenção à violência extrema na Assembleia Legislativa
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE), apresentou nesta sexta-feira, 1º de agosto, o Projeto Sin@is, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
Compuseram a mesa de autoridades a subprocuradora-geral para Assuntos Jurídicos do MPRS, Josiane Camejo, que representou o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz; o secretário-geral do MPRS, João Ricardo Santos Tavares; e o procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, coordenador do NUPVE.
Josiane Camejo ressaltou que o Núcleo de Prevenção à Violência Extrema é uma iniciativa estratégica criada pelo MPRS com o objetivo de identificar e monitorar adolescentes em situação de risco que possam evoluir para atos de violência extrema. Ela também destacou a recente designação de 11 novos promotores de Justiça para atuar junto ao Projeto Sin@is, reforçando as ações de prevenção e capacitação em todo o Estado.
O procurador de Justiça Fábio Costa Pereira enfatizou a importância de debater o tema da radicalização no Parlamento, pois se trata de um problema que atinge toda a sociedade. Segundo ele, desde o ano passado, o NUPVE monitora jovens em risco de envolvimento com a violência extrema. Foram 158 casos em 2024 e, apenas até junho deste ano, o número já chega a 239.
“Esses números demonstram o tamanho do problema que enfrentamos e a necessidade de todos se envolverem na solução. Esses jovens geralmente têm um perfil semelhante: são isolados socialmente, vítimas de bullying e costumam passar longos períodos expostos a conteúdos violentos em jogos e redes sociais, onde podem ser cooptados por grupos extremistas. A atuação conjunta das famílias, da escola, dos serviços públicos e da comunidade é essencial para prevenir a radicalização desses adolescentes”, destacou o procurador.
A audiência pública foi promovida pela Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado. O presidente da Comissão, deputado Leonel Radde, elogiou a iniciativa do MPRS: “O Projeto Sin@is cumpre um papel fundamental ao identificar sinais de alerta e buscar proteger vidas. É um trabalho de prevenção que precisa do apoio e do envolvimento de todos nós, inclusive do Legislativo, para que tenha cada vez mais alcance e resultados”, afirmou o parlamentar.
Também acompanharam a audiência na Assembleia Legislativa a chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Raquel Isotton, os promotores de Justiça Ana Carolina Azambuja, André Coelho, Daniela Fistarol, Karina Bussmann e Leonardo Rossi, além de servidores do MPRS.