Projeto Sinais é apresentado em Palmares do Sul à rede de proteção da Comarca
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE), apresentou nesta terça-feira, 29 de julho, o Projeto Sinais a representantes das redes de proteção de Palmares do Sul e Capivari do Sul. Cerca de 70 pessoas participaram do evento na Câmara de Vereadores de Palmares do Sul.
A palestra foi conduzida pelo promotor de Justiça Leonardo Rossi, do NUPVE, e acompanhada pelo promotor Lucas Cruzeiro Codeceira, de Palmares do Sul. O Projeto Sinais aborda temas como isolamento social, discursos de ódio, consumo excessivo de conteúdos violentos, manifestações de sofrimento psíquico e o uso de plataformas digitais como canais de cooptação de crianças e adolescentes por grupos extremistas.
O promotor Leonardo Rossi ressaltou que “as redes sociais, comunidades virtuais e jogos online têm sido utilizados como ferramentas de recrutamento por grupos que se aproveitam da vulnerabilidade emocional de crianças e jovens. Por isso, as famílias e as redes de proteção devem estar atentas para reconhecer comportamentos que indicam que eles estão no caminho da radicalização e sinais que podem anteceder a prática de atos violentos. Muitos desses sinais aparecem no ambiente escolar, como mudanças de comportamento, situações de bullying e isolamento”, concluiu o promotor.
Além de representantes das redes de proteção, o juiz Vitor Hummig e o defensor público Guilherme Mariani também participaram do evento.