Esteio: com parecer favorável do MPRS, pai de santo e esposa são presos por envolvimento na morte de jovem, bebê e adolescente
A Justiça acolheu parecer do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e decretou, nesta quinta-feira, 24 de julho, a prisão preventiva da esposa de um pai de santo, suspeita de envolvimento na morte de uma jovem de 18 anos, de seu bebê de dois meses e de um adolescente de 16 anos, em Esteio. O parecer favorável à prisão foi emitido pelo promotor de Justiça Rodrigo Mendonça Pinto dos Santos, que atua na cidade.
Além dela, o pai de santo já havia sido preso preventivamente, também com parecer da Promotoria local, por participação nos crimes. O MPRS também se manifestou favoravelmente à internação provisória de dois adolescentes apreendidos por suposta participação na ocultação dos cadáveres. A medida foi deferida pelo Poder Judiciário na noite de quarta-feira, dia 23.
O MPRS acompanha as investigações da Polícia Civil, que seguem em andamento. Para o promotor Rodrigo Mendonça, tanto a prisão preventiva dos imputáveis quanto a internação provisória dos adolescentes configuram medidas imprescindíveis ao resguardo da ordem pública diante da gravidade dos fatos.
"Nestes casos, nos quais a sociedade é confrontada com o mais absoluto e injustificável desprezo para com a vida humana, incluindo a de um bebê com dois meses de vida, a própria autoridade da Lei Penal e a confiabilidade do Sistema de Justiça são postas em xeque. Agora, o MPRS aguarda a conclusão do inquérito policial para formalizar a acusação que, confia-se, levará os maiores imputáveis para julgamento perante a própria comunidade de Esteio, dignamente representada pelos jurados, e, em relação aos adolescentes, representará dentro em breve junto ao Juízo da Vara da Infância e Juventude pela imposição das medidas socioeducativas pertinentes”, ressaltou o promotor.
Foto: Polícia Civil