Projeto Sin@is: MPRS amplia Núcleo de Prevenção à Violência Extrema
A partir da designação de 11 novos promotores de Justiça para atuarem no Projeto Sin@is, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) amplia o Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE), fortalecendo as ações em todo o Estado. A portaria com a designação, e sem prejuízo das funções originárias dos membros, foi publicada em 19 de julho.
O NUPVE é uma iniciativa estratégica criada pelo MPRS com o objetivo de identificar e monitorar adolescentes em situações de risco que possam evoluir para atos de violência extrema.
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destaca que o enfrentamento dessa violência extrema é algo que nunca havia entrado no radar das instituições. “Somos pioneiros nisso. E com pouco investimento, mas muita dedicação, conseguimos criar um mecanismo de enfrentamento que tem conseguido evitar eventos desse tipo. Existe a necessidade de manter essas informações, incluindo números, em sigilo, para não criar pânico na sociedade e, principalmente para não estimular pessoas a quererem cometer atos de violência extrema.”
Alexandre Saltz salienta que "esse caminho que o MPRS elegeu é um caminho sem volta e, por isso, ampliamos o Núcleo, com o intuito de fortalecer as ações regionalmente". Ainda, segundo o procurador-geral, “os membros designados são pessoas que se mostraram interessadas e, desde o início, vêm acompanhando a implementação do projeto”.
Dentro do NUPVE, destaca-se o Projeto Sin@is, que desenvolve ferramentas e metodologias para mapear sinais de radicalização e vulnerabilidades sociais que possam desencadear episódios de violência extrema. O projeto também oferece capacitação para membros e servidores do MPRS, redes de proteção e órgãos de segurança, educação, saúde e assistência social.
Foram designados para atuar como colaboradores do NUPVE os membros do MPRS Caroline Vaz, Diego Pessi, Doraní Borges Medeiros, Leonardo dos Santos Rossi, Manuela Paradeda Montanari, Marcos Eduardo Rauber, Mariana de Azambuja Pires, Michele Taís Dumke Kufner, Priscilla Ramineli Leite Pereira, Rodrigo Alberto Wolf Piton e Rodrigo Mendonça Pinto dos Santos.