MPRS apresenta o Projeto Sinais de prevenção à violência extrema a educadores do Colégio Marista Rosário na Capital
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema, apresentou nesta segunda-feira, 21 de julho, o Projeto Sinais a monitores, assistentes, instrutores, gestores e direção do Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre. Cerca de 120 pessoas participaram.
As palestras foram realizadas pelo promotor de Justiça Leonardo Rossi e pela analista do MPRS Thaís Menezes Pacheco. O Projeto Sinais aborda temas como isolamento social, discursos de ódio, consumo excessivo de conteúdos violentos, manifestações de sofrimento psíquico e o uso de plataformas digitais como canais de cooptação por grupos extremistas.
Leonardo Rossi e Thaís Menezes Pacheco explicaram que redes sociais, comunidades virtuais e jogos online têm sido utilizados como ferramentas de recrutamento por grupos que se aproveitam da vulnerabilidade emocional de adolescentes. E que a comunidade escolar precisa estar atenta para reconhecer comportamentos e sinais de alerta que podem anteceder atos violentos praticados por crianças e adolescentes. Muitos desses sinais aparecem no ambiente escolar, como mudanças de comportamento, situações de bullying e isolamento.