Municípios do Vale do Taquari apresentam ao MPRS planos de contingência para fenômenos climáticos
Encontro realizado na manhã desta terça-feira, 15 de julho, na Promotoria de Justiça de Lajeado, no Vale do Taquari, reuniu representantes de municípios da região para tratar de um tema importante para a região: os planos de contingência para fenômenos climáticos – cada vez mais frequentes na região.
De acordo com a procuradora Sílvia Cappelli, coordenadora do Gabinete de Estudos Climáticos do MPRS (GabClima), o evento, organizado pelo promotor regional da Bacia do Taquari-Antas, Sérgio Diefembach, reuniu representantes de Muçum, Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Lajeado e Estrela. Na ocasião, foram apresentados os planos de contingência (documento que detalha ações e procedimentos a serem seguidos em caso de ocorrência de eventos inesperados ou emergências) destas localidades.
"Para o GabClima, o evento é muito importante, pois serve de modelo a ser replicado em outras regiões do Estado. O GabClima elegeu como prioridade para 2025 e 2026 a elaboração e acompanhamento dos planos de contingência municipais. Já estão sendo organizados dois encontros em outras duas regiões para o mês de outubro", explicou a coordenadora do GabClima, Sílvia Cappelli.
Também acompanharam o encontro os promotores Heráclito Mota Barreto Neto, de Encantado, e Andrea Almeida Barros, de Estrela, estes presencialmente; e a promotora Ximena Cardozo Ferreira, de Taquara, virtualmente.
Estavam presentes também representantes da Organização Internacional para as Migrações (agência da ONU para Migrações), Univates e Defesa Civil.