Projetos Mãos Dadas e Sinais do MPRS serão destaques no Seminário Estadual ECA 35 Anos – Proteção em Movimento
Nesta terça-feira, 15 de julho, será realizado o Seminário Estadual ECA 35 Anos – Proteção em Movimento, evento que propõe uma reflexão sobre os avanços, desafios e a importância da rede de proteção na promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Os projetos Mãos Dadas e Sinais, do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), estarão entre os destaques da programação. Às 10h, a promotora de Justiça Cristiane Corrales, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude, vai abordar o tema Legislações pós ECA e Projeto Mãos Dadas, que tem o objetivo de ampliar a atuação em rede para garantir o direito à educação de qualidade, redução da evasão escolar e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade que afetam crianças e adolescentes.
Às 13h45, o procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, vai detalhar a atuação do Projeto Sinais, que busca identificar e prevenir processos de radicalização que possam levar crianças, adolescentes e jovens a atos de violência extrema, por meio de capacitação de profissionais da rede de proteção e de intervenções preventivas.
Voltado a profissionais da rede de proteção, gestores, conselheiros tutelares, educadores, estudantes e demais interessados, o seminário contará com painéis temáticos, debates e apresentação de boas práticas, fortalecendo o diálogo intersetorial e contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas.
Também serão abordadas experiências exitosas na rede de proteção e o papel estratégico dos Fundos Municipais e Estadual da Criança e do Adolescente no financiamento de políticas públicas para a infância e adolescência.
O seminário é promovido pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul (SJCDH), pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA/RS) e pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), e será realizado no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do MPRS, em Porto Alegre.
Clique aqui para fazer sua inscrição e obter mais informações.