Empossados 10 novos procuradores de Justiça, integrantes eleitos para o Conselho Superior do MPRS e coordenadores de Procuradorias de Justiça
Entre no Flickr do MPRS para acessar as fotos do evento, clicando aqui .
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou, em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, a posse de 10 promotores promovidos ao cargo de Procurador de Justiça, dos membros titulares e suplentes eleitos pela classe para o Conselho Superior do Ministério Público para a gestão 2025/2027, e dos coordenadores e substitutos das Procuradorias de Justiça Criminal, Cível e de Atuação Especializada em Infância e Juventude, Educação, Família e Sucessões.
A cerimônia foi presidida pelo procurador-geral de Justiça e presidente do Órgão Especial, Alexandre Saltz, e contou com a presença de autoridades, membros e servidores da instituição. A coordenadora da Secretaria dos Órgãos Colegiados, promotora-assessora Juliana Bossardi, conduziu a leitura dos termos de posse dos novos procuradores de Justiça. São eles: Mauro Luís Silva de Souza, Dóris Paim Zanini, Rosele Maria Luchese, Luiz Carlos Gick Fan, Winfried Schlee, Marilia Cohen Goldman, Gustavo de Azevedo e Souza Munhoz, Marcos Reichelt Centeno, Luís Alberto Bortolacci Geyer e Milton Fontana.
Na sequência, foram empossados os membros eleitos para o Conselho Superior do Ministério Público, gestão 2025/2027. Como titulares, tomaram posse Carla Carpi Nejar, Mauro Luís Silva de Souza, Silvio Miranda Munhoz, Sílvia Cappelli e Heloísa Helena Zigliotto. Como suplentes, foram empossados Elaine Fayet Lorenzon Schaly, Ricardo da Silva Valdez, Keller Dorneles Clós, Liliane Dreyer da Silva e Ricardo Vaz Seelig.
Também foram formalizadas as posses dos coordenadores e substitutos das Procuradorias de Justiça. Na Criminal, assumiram Gilberto Thums como coordenador e Renoir da Silva Cunha como substituto. Na Cível, tomaram posse Ricardo da Silva Valdez como coordenador e Altamir Francisco Arroque como substituto. Já na Procuradoria de Atuação Especializada em Infância e Juventude, Educação, Família e Sucessões, foi reconduzido ao cargo o procurador Luiz Cláudio Varela Coelho, tendo como substituto Eduardo Alberto Tedesco.
DISCURSOS
Durante a solenidade, o procurador de Justiça Armando Antônio Lotti saudou os empossados em nome do Órgão Especial do Colégio de Procuradores. “O exercício das atribuições do cargo de Procurador de Justiça é uma atividade instigante, substancial para sociedade e que se desvela em importância e significado através da sua práxis. A assunção ao cargo traz consigo novas responsabilidades e desafios”, disse ele aos novos procuradores de Justiça. Além disso, parabenizou os conselheiros eleitos e coordenadores de Procuradorias. “A biografia profissional de cada empossado é claro indicativo de sucesso na missão que lhes será conferida”, apontou.
Falando pelos membros do Conselho Superior, a procuradora de Justiça Carla Carpi Nejar ressaltou a alegria em compartilhar este momento com tantos amigos queridos. “Que o Conselho Superior do Ministério Público assuma em cada um de nós a sua vocação social e a sua dimensão humana. É o que eu desejo a todos nós, parceiros nesta jornada. Que possamos ser, cada um a seu modo, cada qual com sua bagagem, sempre unidos e irmanados, a voz coletiva que, em última análise, traduz o conceito do cargo que hoje aqui assumimos”, enfatizou.
Já Mauro Luís Silva de Souza discursou em nome dos novos procuradores empossados: “Muito nos honra integrar o Colégio de Procuradores do MPRS. Nos empenharemos para elevar o bom nome dos colegas que nos antecederam e dos pares que nos trouxeram até aqui, trabalhando com ânimo renovado para atender à sociedade e valorizar a cidadania.”
Por fim, encerrando a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, cumprimentou os novos procuradores e destacou o ineditismo de 10 colegas serem promovidos e empossados Procuradores de Justiça em um único momento. Quanto aos novos integrantes do CSMP, disse: “O Conselho Superior representa um dos pilares da nossa autonomia funcional e administrativa. É um espaço privilegiado de reflexão, de deliberação e de defesa do Ministério Público. A cada novo ciclo, a cada eleição, nós renovamos também a esperança e a responsabilidade compartilhada de todos nós de seguir fortalecendo o nosso Ministério Público e de firmarmos o nosso papel institucional de sermos o defensor do regime democrático e de todos os direitos e interesses sociais indisponíveis. Tenho plena convicção de que esta nova composição do Conselho Superior saberá honrar esse papel com competência, com independência e, acima de tudo, com espírito público”, finalizou, aproveitando também para felicitar os colegas que assumem as Procuradorias de Justiça.
Também fizeram parte da mesa de autoridades os subprocuradores-gerais de Justiça Josiane Superti Brasil Camejo, Heriberto Roos Maciel e Isabel Guarise Barrios; o corregedor-geral do MPRS, Fábio Roque Sbardellotto; a chefe de gabinete da PGJ, Raquel Isotton; o secretário-geral do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares; a ouvidora da Mulher, Sara Duarte Schutz; o presidente da Associação do Ministério Público, Fernando Andrade Alves; e o presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Luciano de Faria Brasil.
Fotos: Tiago Coutinho | MPRS