MPRS é parceiro em iniciativa que destina 2 mil vagas em curso para jovens em situação de vulnerabilidade e PCDs
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participou, nesta quinta-feira, 10 de julho, do lançamento do FatiLab, programa gratuito que oferece 2 mil vagas em cursos de formação em Design e Programação para pessoas com deficiência (PCDs) e jovens em situação de vulnerabilidade social, a partir dos 16 anos. O evento foi realizado na TecnoPUC, em Porto Alegre, e contou com a presença da promotora de Justiça da Infância e Juventude da Capital Cinara Vianna Dutra Braga.
O projeto é de autoria do Instituto Amores Fati, juntamente com a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), e as vagas serão oferecidas via Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Humano, que disponibilizará os espaços com computadores para a realização da formação nos bairros Restinga, Lomba do Pinheiro e Bom Jesus. O instituto também firmou parceria com o MPRS, para que os primeiros beneficiados sejam os adolescentes que vivem em casas de acolhimento em todo o Estado.
Resultado da parceria entre o Instituto Amores Fati, a Prefeitura de Porto Alegre e o MPRS, o projeto tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação e inserção profissional para um público historicamente afastado do mercado de trabalho. “A oferta dessas vagas representa uma oportunidade concreta de transformação de vida para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, inclusive aqueles que estão acolhidos, por meio do acesso ao conhecimento, à tecnologia e, principalmente, à perspectiva de inclusão produtiva”, destacou Cinara.
Com início previsto para 1º de agosto, o programa terá duração de quatro meses, seguidos de dois meses adicionais de acompanhamento personalizado para apoio na inserção profissional. Os participantes terão acesso a trilhas práticas e acessíveis em Programação e Design, mentorias com especialistas da TecnoPUC, certificação gratuita e conexão com empresas e oportunidades reais de trabalho.
As inscrições estão abertas de 10 a 25 de julho, pelo site do Instituto Amores Fati. Clique aqui para acessar.