Memorial do MPRS sedia exposição sobre povos indígenas do Rio Grande do Sul
O Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Museu de História Júlio de Castilhos (MHJC), o Museu Universitário de Arqueologia e Etnologia da UFRGS e o Atelier Livi, promove, a partir desta sexta-feira, 4 de julho, a exposição "Povos Indígenas do Rio Grande do Sul: passado e presente".
A mostra apresenta a história das primeiras populações do Rio Grande do Sul, que chegaram há mais de 12 mil anos, quando o clima mais quente favoreceu a ocupação humana e a formação do Bioma Pampa. Por meio de artefatos, mapas, ilustrações e textos curtos, o público poderá conhecer a diversidade dos povos originários, desde os primeiros caçadores até os contatos com os colonizadores. A exposição destaca também a resistência e a adaptação dos povos indígenas, que seguem lutando por sua cultura e território até hoje.
A inauguração acontece às 17h no Memorial do MPRS (Praça Marechal Deodoro, 110), em Porto Alegre, e a visitação do dia 7 a 31 de julho, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. O Núcleo Educativo do MHJC oferece visitas mediadas à mostra mediante agendamento prévio. Com duração de 40 a 60 minutos, as atividades são destinadas a grupos de 10 a 40 pessoas, nos turnos da manhã e da tarde: às 9h30, 11h, 14h e 15h30. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail museu_juliodecastilhos@sedac.rs.gov.br.
DE JÚLIO A GETÚLIO
Ainda, entre 12 de agosto e 19 de setembro, também no Memorial do MPRS, o público poderá visitar a exposição “De Júlio a Getúlio – O Rio Grande do Sul e a República”. A mostra aborda a trajetória política do Estado por meio de armas, uniformes, pinturas de época, fotografias e objetos de uso cotidiano. A iniciativa, que integra as comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, tem o apoio do Castelo Assis Brasil, do Instituto Histórico e Geográfico do RS, do Memorial da Assembleia Legislativa, além do MPRS.