Menu Mobile

Comunicação do MPRS faz pesquisa sobre conteúdo distribuído à imprensa

Comunicação do MPRS faz pesquisa sobre conteúdo distribuído à imprensa

claeidel

A comunicação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) fez uma pesquisa de qualidade do conteúdo distribuído a mais de 800 veículos de imprensa que recebem as notícias da instituição regularmente.

No questionário enviado para os jornalistas, entre abril e maio deste ano, a comunicação do MPRS queria identificar a qualidade do conteúdo distribuído, a preferência pelo tipo de mídia utilizada nesta comunicação (vídeo, áudio ou texto), a acessibilidade da linguagem, o aproveitamento do material enviado nas listas regionais do MP e outras questões relacionadas ao tema.

De acordo com o coordenador da Assessoria de Imprensa do MPRS, Leandro Belles, a consulta junto aos jornalistas pretende aprimorar ainda mais o conteúdo distribuído e também reforçar o relacionamento da instituição com a sociedade.

“Nós temos desenvolvido ferramentas para simplificar ainda mais a linguagem utilizada em nosso material distribuído para os veículos. Temos, também, diversificado os formatos destes materiais para atender um mercado de comunicação que muda a todo momento. Isso é fundamental para continuarmos cumprindo o nosso compromisso de informar o cidadão”, explica Belles, que destaca a recente criação do projeto “Descomplica MPRS” (onde termos e expressões jurídicas de pouco conhecimento público são explicados em um adendo do material enviado).

No levantamento realizado junto a cerca de 800 veículos de comunicação do Estado, foi verificado que, atualmente, cerca de 81% dos veículos que utilizam o material de comunicação do Ministério Público estão no Interior. A maior parte destes veículos, 43%, tem na internet seu principal ou único canal de comunicação.

A qualidade do material enviado foi avaliada como “ótimo” por 93,8% dos consultados. A linguagem do conteúdo enviado foi apontada como “acessível” por todos os jornalistas que responderam a pesquisa e pelo menos 82% dos veículos utiliza “com frequência” o conteúdo distribuído.

Para a coordenação da Assessoria de Imprensa, o resultado reforça a aposta do Gabinete de Comunicação (GabCom) do MPRS na diversificação de canais de comunicação com a sociedade. A coordenadora do GabCom/MPRS, Roberta Salinet, ressalta a importância de um projeto anterior, a Central do Interior, para a capilaridade do conteúdo produzido pela instituição.

“O projeto Central do Interior se consolida como um marco para a Comunicação do Ministério Público gaúcho, porque com ele nós conseguimos de fato chegar aos pequenos municípios do Estado com uma informação de qualidade e garantir para o cidadão, onde quer que ele esteja, na Capital ou em pequenos municípios, que ele seja informado do que faz, como faz e para quem faz o Ministério Público do Rio Grande do Sul”, destaca Salinet.



USO DE COOKIES

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação.
Clique aqui para saber mais sobre as nossas políticas de cookies.