Alimentos saudáveis nos hospitais: MPRS sedia debate sobre compras públicas sustentáveis
O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizou nesta segunda-feira, 26 de maio, no Palácio do Ministério Público, reunião para debater a aquisição de produtos agroecológicos pelos hospitais de Porto Alegre.
Na ocasião, integrantes das equipes de nutrição e de abastecimento do Hospital de Clínicas de Porto Alegre falaram sobre o projeto desenvolvido no hospital de aquisição de alimentos orgânicos e oriundos da agricultura familiar para abastecer tanto a cozinha que prepara os alimentos dos pacientes como o refeitório. “A partir dessa riquíssima experiência relatada, os hospitais criaram um grupo para troca de informações e ideias a respeito da iniciativa”, ressalta a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MPRS, Ana Maria Moreira Marchesan.
ENTENDA A QUESTÃO
Alguns hospitais da Capital, como o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, estão implementando planos de aquisição de produtos orgânicos e agroecológicos, utilizando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e parcerias com cooperativas. Estes planos contribuem para a promoção de uma alimentação mais saudável, para o apoio à economia local e para a garantia de alimentos de qualidade para pacientes e colaboradores.
A reunião contou com a participação dos MPs Estadual, Federal e do Trabalho, representantes de diversos hospitais, como Divina Providência, Conceição, Espírita e Clínicas, cooperativas e Ministério da Agricultura e Pecuária.