MPRS apresenta Projeto Sinais à rede de proteção de crianças e adolescentes em Campo Bom
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da promotora de Justiça Priscilla Ramineli, apresentou, na quinta-feira, 22 de maio, o Projeto Sinais à rede de proteção de crianças e adolescentes do município de Campo Bom. A palestra reuniu cerca de 80 pessoas na Câmara de Vereadores e contou com a presença de autoridades, como a vice-prefeita de Campo Bom, Gênifer Engers, além dos secretários de Segurança Pública, Educação e Desenvolvimento Social, bem como parlamentares.
O Projeto Sinais é uma iniciativa do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema do Ministério Público do Rio Grande do Sul (NUPVE/MPRS), que tem como objetivo conscientizar, capacitar e mobilizar a comunidade escolar e a sociedade em geral para a identificação precoce de sinais de violência em crianças e adolescentes. A proposta busca orientar a rede de proteção sobre a observação de comportamentos e indícios que possam indicar situações de risco.
Durante a apresentação, a promotora Priscilla Ramineli destacou a importância dos profissionais da rede e o papel estratégico da escola na detecção de possíveis casos e riscos de episódios de violência. “Muitas vezes, os primeiros sinais aparecem no ambiente escolar, seja por mudanças de comportamento, situações de bullying e isolamento. E atuação integrada dos profissionais pode fazer toda a diferença na vida dessas crianças e adolescentes”, afirmou.
Por meio do Projeto Sinais, o MPRS reforça seu compromisso com a defesa dos direitos da infância e juventude e segue atuando de forma proativa na promoção de ambientes seguros e acolhedores para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.