Núcleo de Inteligência do MPRS realiza seminário com 500 participantes sobre uso de plataformas digitais no auxílio de investigações
O Núcleo de Inteligência do Ministério Público do Rio Grande do Sul (NIMP), por meio da sua Unidade de Capacitação e Inovação e em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizou nesta quinta-feira, 22 de maio, o seminário “Investigação Digital e Utilização das Plataformas Law Enforcement”. O evento ocorreu no auditório da sede da instituição, no Bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, e contou com mais de 500 participantes.
A abertura foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e pelo coordenador do NIMP, promotor de Justiça André Dal Molin. Saltz destacou que a era digital faz com que as investigações sejam mais complexas devido à expansão dos crimes. "E isso nos desafia à apresentação de respostas ágeis e adequadas. Por isso, promovemos nesta quarta-feira, por meio deste seminário, uma cooperação interinstitucional para enfrentar esta questão". Já Dal Molin disse que "o evento não foi feito só para o MPRS, mas para todos os atores, como estão representados aqui no auditório, que combatem o crime organizado".
TEMAS DEBATIDOS
Pela manhã, empresas de tecnologia apresentaram inovações e ferramentas para mapear crimes, proteção de dados, aplicação da lei no ambiente digital e ações em parceria com autoridades.
No início da tarde, painéis do início da tarde promoveram debates sobre obtenção de dados digitais para investigações e uso de plataformas de comunicação. Já na parte final do seminário, palestra e painel destacaram inteligência artificial e dados cadastrais em plataformas de anúncios e serviços, além do uso de ferramentas para aplicação da lei.