Cerca de R$ 110 mil são arrecadados pela 5ª Corrida pela Adoção promovida pelo MPRS
A 5ª edição da Corrida pela Adoção, promovida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), arrecadou aproximadamente R$ 110 mil com as inscrições e patrocínios, que serão destinados à melhoria da infraestrutura de abrigos e casas lares do acolhimento institucional de Porto Alegre. O evento ocorreu na manhã do último sábado, 17 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS, na Capital.
A corrida marcou a abertura oficial da Semana da Adoção e reuniu mil participantes em provas de corrida (10 km, 5 km e 3 km), caminhada (3 km) e corrida kids. A programação também contou com apresentações musicais.
A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga, destaca que os recursos arrecadados vão ser investidos na compra de equipamentos, como aparelhos de ar-condicionado, para dar mais conforto e qualidade de vida às crianças e aos adolescentes, enquanto eles não voltam para as suas famílias ou esperam pela adoção.
Atualmente, mais de 700 crianças e adolescentes estão acolhidos em Porto Alegre, aguardando decisão judicial que pode permitir o retorno à família de origem ou a inclusão em processos de adoção. Desses, ao menos 130 já estão aptos a serem adotados. Em todo o Rio Grande do Sul, são quase 4 mil jovens em situação de acolhimento, sendo 560 aptos à adoção.
A 5ª Corrida pela Adoção contou com o patrocínio do Detran-RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Banrisul, Grupo Zaffari, Colégio Farroupilha e Sou de Fazer. Também recebeu apoio da Polícia Civil, Unimed Porto Alegre, Associação do Ministério Público (AMP), Zezé Biscoitos, Scienza Clínica, Samba Tri, Valentina Corrêa, Aprojus, Elo, Fabiana Lago, Alma Mater, Grano Nati, Imadin, Nizel, Gold Bag, Bom Princípio, Evidência Press, Marcella Bertoluci, OAB/RS e Instituto Lance de Craque.