Corrida promovida pelo MPRS em Porto Alegre abre Semana da Adoção
Mais de mil pessoas participaram da 5ª edição da Corrida pela Adoção na manhã deste sábado, 17 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre.
O evento marca a abertura da Semana da Adoção na Capital e tem como foco sensibilizar a sociedade para a realidade de crianças e adolescentes acolhidos que aguardam a oportunidade de viver em uma família.
A atividade contou com provas nas modalidades de corrida (10 km, 5 km e 3 km), caminhada (3 km) e corrida kids, além das apresentações musicais da cantora Valentina Corrêa e do grupo Samba Tri.
Estiveram presentes, a promotora de Justiça Cristiane Corrales, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude, e a promotora de Justiça da Infância e da Juventude da Capital Cinara Vianna Dutra Braga, que organiza o evento. E participaram das corridas, a procuradora Ana Marchesan, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, e os promotores Leonardo Menin, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis, Flávia Quintas e Isabel da Costa Franco Santos.
A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga, destacou que a corrida tem o objetivo mobilizar os gaúchos: “A sociedade precisa olhar com atenção e carinho para as nossas crianças e adolescentes que vivem em abrigos e que têm o direito de encontrar um lar. E a Corrida pela Adoção é uma forma de dar visibilidade ao tema e de chamar a atenção para a importância da adoção tardia, do apadrinhamento afetivo e do programa de famílias acolhedoras”, afirmou.
Em Porto Alegre, mais de 700 crianças e adolescentes estão acolhidos em abrigos ou casas lares, aguardando decisão judicial que pode permitir o retorno à família de origem ou encaminhamento para adoção. Ao menos 130 estão aptos a serem adotados. Em todo o Rio Grande do Sul, são quase 4 mil crianças e jovens em acolhimento e 560 aptos a serem adotados.
Jhone Cabral e o companheiro Márcio da Rosa vieram de Canoas para participar da corrida. Eles estão habilitados há um ano: “ Estamos ansiosos à espera dos nossos filhos que vão chegar pra completar a nossa família e trazer amor e felicidade”, ressaltou Jhone Cabral.
O Anderson Rodrigues venceu a prova de três quilômetros: “essa foi uma das provas mais emocionantes que já participei, porque sei que estou ajudando a divulgar uma causa nobre e isso tem um significado especial.”
Os valores arrecadados com as inscrições da 5ª Corrida pela Adoção serão destinados à melhoria da infraestrutura de abrigos e casas lares de Porto Alegre.
A Corrida pela Adoção é uma realização do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), SESC, PUCRS, Track&Field, SUCESU e Instituto Victória Nahon. Conta com patrocínio do Detran-RS, Governo do Rio Grande do Sul, Banrisul, Grupo Zaffari, Colégio Farroupilha e Sou de Fazer e com apoio da Polícia Civil, Unimed Porto Alegre, Associação do Ministério Público (AMP), Zezé Biscoitos, Scienza Clínica, Samba Tri, Valentina Corrêa, Aprojus, Elo, Fabiana Lago, Alma Mater, Grano Nati, Imadin, Nizel, Gold Bag, Bom Princípio e Instituto Lance de Craque.