Evento no MPRS debate o patrimônio cultural no contexto pós-enchentes
O auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) está sediando, nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15 de maio, o II Seminário Internacional sobre Patrimônio Histórico. Promovido pela Associação Victorino Fabião Vieira (AVFV), em parceria com o MPRS, o evento tem como objetivo discutir a preservação e valorização do patrimônio cultural em contextos contemporâneos, especialmente após o desastre climático de maio de 2024, que afetou 471 dos 497 municípios do Estado.
Representando o MPRS, a procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, abordou na tarde desta quarta, no seminário, o tema Instrumentos Urbano Ambientais de Proteção ao Patrimônio Cultural.“É importante que se discuta a preservação do patrimônio cultural, do turismo e da proteção da paisagem, sobretudo em um Estado que passa por um processo de reconstrução e que teve o seu patrimônio cultural muito afetado pelas últimas enchentes”, disse a procuradora.
O evento reúne especialistas, acadêmicos e gestores para discutir e refletir sobre a importância da preservação do patrimônio histórico em um mundo em constante transformação. Conta com a parceria do Fórum Brasil de Turismo Cultural, organizado pelo Instituto Protagonismo Cidadão de São Paulo, que alterou sua Edição Sul para Porto Alegre, na intenção de contribuir com a reconstrução do Estado.