Post de Dia das Mães do MPRS alcança 1º lugar em ranking que monitora redes sociais de instituições públicas
A conexão verdadeira entre mãe e filho emocionou o país e levou o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) ao topo do ranking nacional de comunicação pública nas redes sociais. O reel de Dia das Mães, publicado neste domingo, 12 de maio, em parceira com a influenciadora gaúcha Josiane Marques é o vídeo mais assistido entre instituições públicas do Brasil, segundo levantamento da plataforma Social Media Gov, referência em monitoramento e análise de engajamento digital no setor público.
Até o início da tarde desta segunda-feira, dia 13, o vídeo publicado no Instagram somava mais de 392 mil visualizações, 45 mil curtidas e mais de mil compartilhamentos, tornando-se um marco na comunicação institucional do MPRS.
No vídeo, que retrata uma rotina de cuidado e afeto com alimentação saudável, Josiane e o pequeno Theo, de três anos, mostram, com leveza, que cuidar de uma criança é estar presente e vigilante – um compromisso que também guia a atuação do MP gaúcho.
“Esse resultado mostra que é possível, sim, comunicar temas institucionais com sensibilidade e impacto. Mais do que números, o sucesso do vídeo simboliza a conexão genuína com a sociedade e o reconhecimento do compromisso do MPRS com a proteção da infância”, destaca Roberta Salinet Alvarez, coordenadora do Gabinete de Comunicação Social do MPRS.
A ideia de uma colab com a influenciadora que tem mais de 2 milhões de seguidores ampliou o alcance do post e levou a atuação do MPRS para um público diverso. Para a social media do MPRS, Michelle Teixeira, o sucesso do post se deve à combinação de propósito e estratégia: “Comunicação pública potente é a que emociona, informa e transforma. O alcance desse vídeo só confirma a força que a simplicidade tem quando vem acompanhada de verdade e de afeto. Sorte a nossa a Josiane e o Theo terem topado gravar. A ideia era que fosse algo orgânico, que retratasse a rotina fofa deles mesmo, sem grande produção ou roteiro”.
Já Josiane avalia que o propósito em comum com o MP foi o fator de maior impacto. “Como influenciadora, é muito gratificante ser reconhecida por um órgão tão relevante para a sociedade. E, acima de tudo, há uma identidade entre o Ministério Publico e o conteúdo que promovo: a proteção, o respeito e o bem estar das nossas crianças”, afirma.
PROJETO MÃOS DADAS
Além da homenagem às mães, a ação do último domingo se alinha a uma das pautas prioritárias do MPRS: a proteção à infância e juventude. A mensagem do vídeo reflete o compromisso do Ministério Público com projetos como o Mãos Dadas, que promove ações integradas para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul.
Se você souber ou suspeitar de algum caso de violência que envolva criança ou adolescente, não se cale! A vida deles pode depender da sua denúncia.
Denunciar é rápido, sigiloso e salva vidas. Em caso de urgência ligue para o 190 (Brigada Militar). Em outros casos, procure o Conselho Tutelar, a Promotoria de Justiça ou Delegacia de Polícia mais próxima, ou ainda disque 100.
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