Prêmio Social Media Gov: MPRS é finalista com vídeo de promotor que rebateu fake news sobre crianças perdidas na enchente
O vídeo em que o promotor de Justiça da Infância e Juventude de Canoas, João Paulo Fontoura de Medeiros, falou sobre a situação das crianças durante a enchente de maio de 2024 está entre os conteúdos finalistas do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública – 3ª Edição. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 3 de abril, pela organização do prêmio, que já antecipa as instituições finalistas sem revelar quais as peças escolhidas pelos jurados.
Gravado no abrigo da Ulbra, o vídeo publicado no perfil da instituição nas redes sociais teve quase meio milhão de visualizações e alcançou mais de 300 mil contas. Na postagem, o promotor explica como o Ministério Público estava acompanhando as famílias e as crianças resgatadas e tranquilizava a população garantindo que não havia crianças perdidas, uma notícia falsa, que circulava em todo o país.
A comunicação social do Gabinete de Comunicação do MPRS concorre na categoria “Xô Fake News”, juntamente com Anvisa, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério da Saúde, Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral.
Segundo a coordenadora do Gabinete de Comunicação Social do MPRS, Roberta Salinet Alvarez, é uma enorme satisfação ter o Ministério Público gaúcho como finalista da 3ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública. “Este reconhecimento destaca a importância da comunicação pública na luta contra as notícias falsas. Nosso vídeo foi crucial para tranquilizar a população em um momento de grande preocupação, desmentindo informações falsas sobre crianças perdidas durante a enchente e reafirmando nosso compromisso com a verdade e a transparência”, afirma.
A análise compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 e, como nas edições anteriores, levou em conta os critérios: engajamento e impacto das publicações, relevância coletiva dos conteúdos, diversidade de abordagens e pertinência com a temática da categoria.
A premiação acontecerá no dia 29 de abril, durante a 14ª edição do Redes Wegov, em Florianópolis.