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Novo design das redes sociais do MPRS destaca elementos da marca institucional

Novo design das redes sociais do MPRS destaca elementos da marca institucional

lbelles
COMUNICAÇÃO

O Gabinete de Comunicação do MPRS acaba de reformular o design das publicações nos perfis da instituição nas redes sociais. O objetivo é consolidar a marca do MP gaúcho no feed de plataformas cada vez mais reconhecidas como canais oficiais de comunicação, como o Instagram.

A coordenadora do Gabinete de Comunicação do MPRS, Roberta Salinet, explica que a rede social exige um trabalho de atualização constante.
“Buscamos manter a qualidade na curadoria de conteúdo, de responsabilidade dos jornalistas do MPRS, e aprimoramos a estética, porque é o conjunto que comunica, com o objetivo de facilitar a compreensão do nosso usuário”, diz Roberta.

A partir de benchmarking, estratégia que analisa referências de mercado e suas técnicas de marketing, a equipe de redes sociais, coordenada pela jornalista Michelle Teixeira, definiu novos modelos para os diferentes materiais produzidos para as redes do MPRS.

“A linguagem das redes sociais é visual, portanto, para alcançarmos contas com engajamento, ou seja, usuários que interajam com as nossas publicações, é essencial que exista uma unidade. Algum elemento associativo, que leve as pessoas a notarem que aquele card que passou na sua timeline é do @ministeriopublicors. Assim, levamos a marca do MP gaúcho mais longe e reforçamos nossa presença digital dentro das plataformas”, analisa a jornalista.

Conduzido pelo designer da instituição, Thiago Borba, o estudo de imagem buscou reformular as artes, valorizando elementos, cores e formatos previstos na identidade visual do MPRS, como o mapa do nosso Estado.

“Utilizamos uma estética minimalista, valorizando a eficiência, a funcionalidade e a incorporação direta de elementos tecnológicos no design, porém, sem perder a seriedade e credibilidade necessárias para uma comunicação visual assertiva. Desta forma, criamos uma marca d’água, com um mosaico do mapa do RS. A partir de agora, este símbolo será aplicado em todas as nossas artes, sendo então, a marca registrada do MPRS nas redes sociais. Por fim, a partir do estudo da psicodinâmica das cores, ainda redefinimos a paleta referente a cada área de atuação do MP”, afirma Borba.

BONS RESULTADOS

Com um volume constante de publicações, nos dois primeiros meses de 2024, o perfil do MPRS no Instagram ganhou mais de 3 mil novos seguidores e as publicações alcançaram 134 mil contas, com destaque para vídeos que juntos somam quase 100 mil reproduções.

Em 2023, o perfil do MPRS ficou entre os cinco órgãos públicos gaúchos com mais interações nas redes sociais, conforme o ranking divulgado pelo Social Media Gov, plataforma de inteligência e benchmarking que monitora publicações de instituições públicas nas redes sociais. Foram 143.703 ações de engajamento nos mais de 300 posts publicados pelo @ministeriopublicors, o que também levou o perfil a figurar entre os 10 MPs mais relevantes de todo país nas redes sociais.



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