Menu Mobile

São Borja: MP apresenta Projeto Alquimia II e entrega celulares a adolescentes da rede pública de ensino

São Borja: MP apresenta Projeto Alquimia II e entrega celulares a adolescentes da rede pública de ensino

flaviaskb

O Ministério Público apresentou, por meio dos promotores de Justiça Fernando Gonzalez Tavares e Melissa Marchi Juchen, na manhã de sexta-feira, 18 de dezembro, na sede da Promotoria de Justiça de São Borja, o Projeto Alquimia II. Iniciativa idealizada pela Promotoria de Osório e replicada agora em São Borja, tem como objetivo a restauração de telefones celulares apreendidos no Presídio Estadual de São Borja, preparando-os e doando-os a alunos da rede pública de ensino que não tinham condições de acessar adequadamente a internet e as aulas virtuais ministradas por meio do aplicativo Google Classroom. A ferramenta vem sendo utilizada em razão da suspensão das atividades escolares presenciais devido à pandemia da Covid-19.

Durante o evento foram entregues 12 smartphones a alunos da rede pública de ensino selecionados com o auxílio da 35ª Coordenadoria Regional da Educação, conforme o aproveitamento das atividades escolares, desempenho e necessidade. A restauração e o preparo dos aparelhos celulares contaram com a participação e o auxílio de empresários da cidade de São Borja. O Estado do Rio Grande do Sul contribuiu com a entrega de chips de operadoras de telefonia com pacote de dados móveis para possibilitar o acesso dos estudantes à internet.

Também colaboram no projeto de iniciativa do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Poder Judiciário, a Polícia Civil, a Susepe e a APAE de São Borja, tendo esta confeccionado as caixas com material reciclado para o acondicionamento dos aparelhos entregues aos estudantes.