Menu Mobile

MPRS denuncia ex-prefeito de Salto do Jacuí pela prática de crime ambiental em estação de tratamento de esgoto

MPRS denuncia ex-prefeito de Salto do Jacuí pela prática de crime ambiental em estação de tratamento de esgoto

flaviaskb

A Promotoria de Justiça de Salto do Jacuí denunciou, no final de julho deste ano, o ex-prefeito municipal Altenir Rodrigues da Silva (vulgo Nico), pela prática de crime ambiental na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A denúncia foi recebida pela Justiça e aguarda citação do denunciado.

Conforme o promotor Eduardo Pohlmann, a denúncia foi amparada por relatórios técnicos de vistoria e análise do funcionamento do empreendimento, realizadas por peritos da Unidade de Assessoramento Ambiental do Gabinete de Assessoramento Técnico do MPRS e pela Fepam.

Das averiguações realizadas, foi constatada a inoperabilidade da ETE local e, como consequência, o lançamento direto dos esgotos efluentes em arroio próximo, que corre em direção ao Rio Jacuí, sem qualquer tratamento dos resíduos poluidores. “As providências acertadas com o denunciado na busca da solução da problemática em audiência realizada na Promotoria de Justiça local não foram por ele cumpridas, tanto as sugestões de curto prazo quanto de longo, razão pela qual restou denunciado”, conta o promotor.

O processo criminal tramitará na comarca de Salto do Jacuí.