Menu Mobile

Estão abertas as inscrições para o 22º Prêmio Jornalismo MPRS

Estão abertas as inscrições para o 22º Prêmio Jornalismo MPRS

flaviaskb

Em um momento em que o jornalismo ético e profissional, mais do que nunca, é confrontado diariamente com a desinformação provocada por fake news, o Ministério Público do Rio Grande do Sul foca na valorização da informação qualificada à população e abre, nesta quinta-feira, 24 de setembro, as inscrições para o 22º Prêmio Jornalismo MPRS. A realização é da Procuradoria-Geral de Justiça, em parceria com a Associação do Ministério Público e a Fundação Escola Superior do Ministério Público, com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e a Associação Riograndense de Imprensa (ARI).





Para o lançamento do Prêmio, que reconhece os trabalhos que melhor divulgam a atuação do MPRS há mais de duas décadas, foram convidados jornalistas vencedores na última edição e pessoas que representam a razão de existir da instituição, que é o cidadão, para falarem sobre a importância do jornalismo profissional.

Nesta edição, poderão participar reportagens ou séries veiculadas no período de 12 de outubro de 2019 a 15 de outubro de 2020, que se enquadrem nos seguintes eixos temáticos:

- Proteção Social (defesa dos direitos humanos, do consumidor, infância);

- Segurança Pública (combate e prevenção à criminalidade);

- Defesa do Patrimônio Público (combate ao desvio de dinheiro público e à corrupção, garantia da moralidade administrativa);

- Saúde e Educação;

- Sustentabilidade (defesa do meio ambiente e da ordem urbanística);

- Reportagem Universitária.

Para a inscrição em cada uma das categorias, poderão ser submetidas reportagens ou séries de reportagens publicadas em quaisquer mídias (televisão, rádio, jornal, revista, portais de notícias, blogs, redes sociais – Facebook, Twitter, Instagram, YouTube etc.). Cada jornalista (ou grupo de jornalistas) poderá inscrever apenas um trabalho em cada uma das categorias. Um mesmo trabalho poderá conter inserções em mais de uma das mídias acima citadas. A categoria Reportagem Universitária é dedicada a estudantes de jornalismo de universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação.

EDITAL E INSCRIÇÕES

As inscrições, realizadas exclusivamente online, encerram em 16 de outubro (podendo ser prorrogadas). Para acessar o edital e o formulário de inscrição, clique aqui.