Menu Mobile

Reunião entre promotores e representantes de municípios trata de medidas de combate à Covid-19

Reunião entre promotores e representantes de municípios trata de medidas de combate à Covid-19

flaviaskb

Com o objetivo de discutir questões referentes ao combate ao novo coronavírus de forma regionalizada, os promotores de Justiça que atuam na macrorregião R15 e R20 do distanciamento controlado do Estado (região de Palmeira das Missões), estiveram reunidos virtualmente, na manhã desta terça-feira, 30, com representantes dos municípios que integram a macrorregião.

Dentre os temas abordados na reunião, que foi presidida pelo promotor de Justiça de Frederico Westphalen, João Pedro Togni, destacam-se o número de leitos de UTI, formas de fiscalização, sistema de informações, restrições, protocolos de medicamentos e testagem.

Ficou acertado no encontro que os hospitais da região irão encaminhar até o dia 3 de julho, para as respectivas Promotorias de origem, planilhas de custos para a abertura de novos leitos de UTI. A Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) e a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) farão o levantamento do número de respiradores existentes nos Municípios da macrorregião que poderão ser realocados para diminuir custos em eventual ampliação de leitos de UTI Covid-19, bem como disponibilizarão nas mídias digitais dados da macrorregião para o sistema de distanciamento controlado (infectados e destino). Os gestores Municipais irão debater, via Famurs, a viabilidade de serem adotados os protocolos de bandeira vermelha em algumas atividades específicas, a fim de se controlar o avanço da pandemia, encaminhando resposta para as Promotorias de origem até o dia 3 de julho.

Foram definidos ainda a realização de reunião com as Coordenadorias Regionais de Saúde e hospitais, visando discutir a necessidade do aumento de leitos de UTI Covid-19 e a notificação dos municípios da comarca de Frederico Westphalen, para que, até o dia 3 de julho, comprovem o isolamento das áreas públicas, conforme combinado na reunião.

Conforme João Pedro Togni, foi ressaltado aos participantes a necessidade de ser dado um tratamento uniforme entre todos os municípios, a fim de que se evite o colapso da saúde da macrorregião. “É indispensável que sejam mantidas as fiscalizações quanto ao cumprimento das disposições dos Decretos Estadual e Municipais, com o intuito de evitar o relaxamento da população, em especial em praças e loteamentos, onde há maiores aglomerações de jovens”, disse o promotor.

Além de Togni, participaram da reunião os promotores Miguel Germano Podanosche, de Tenente Portela; Fernanda Ramires, de Coronel Bicaco; Ana Maria Dal Moro Maito, de Campo Novo; e Guilherme Martins de Martins, de Palmeira das Missões; Márcio Luigi Teixeira Pinto, de Iraí; Marcelo Fagundes Fischer, de Seberi; e Valmor Júnior Cella Piazza, de Rodeio Bonito.

Foram convidados para a reunião representantes dos municípios de Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Barra Funda, Boa Vista das Missões, Braga, Caiçara, Campo Novo, Cerro Grande, Chapada, Coronel Bicaco, Cristal do Sul, Derrubadas, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Frederico Westphalen, Gramado dos Loureiros, Iraí, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Miraguaí, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Palmeira das Missões, Palmitinho, Pinhal Pinheirinho do Vale, Planalto, Redentora, Rodeio Bonito, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missõesl, Sarandi, Seberi, Sede Nova, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela, Trindade do Sul, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.

As Promotorias de Três Passos, Constantina e Ronda Alta e os municípios abarcados por essas comarcas fazem parte da macrorregião R15 e R20, porém, não participaram da reunião.