Menu Mobile

Capacitação sobre Lei Maria da Penha lota auditório de Torres

Capacitação sobre Lei Maria da Penha lota auditório de Torres

samantha

Nesta quarta-feira, 5, no Auditório da Promotoria de Justiça de Torres, foi realizada uma capacitação sobre a Lei Maria da Penha para as Polícias Civil e Militar, além dos servidores da Justiça, CRM e demais parceiros, contando com a palestra da promotora de Justiça Ivana Battaglin, que atua na área de Violência Doméstica e Familiar em Porto Alegre. Integrantes da Associação de Mulheres de Policiais Militares também fizeram apontamentos, inclusive familiares da vítima Neila Roldão Scheffer, assassinada com três tiros na quinta-feira passada, 30 de janeiro, bem como os representantes das entidades participantes, que prestaram contas à sociedade de suas atividades.

A palestrante ponderou que o processo de violência doméstica é complexo e deve ser compreendido de uma maneira contextualizada. “A violência física é precedida da violência psicológica”, disse a Ivana Battaglin, destacando que "a agudização do estágio de violência, decorrente do ciúme patológico, do isolamento e da intimidação, pode culminar no assassinato da mulher, máxime no período de separação do casal".

A iniciativa do Ministério Público, em parceria com as demais instituições, comprova a importância do trabalho em rede, seja para a investigação, seja para a prevenção do crime. A avaliação do risco no atendimento dos casos de violência doméstica e a representação pela concessão de medidas protetivas podem salvar vidas. Por fim, o organizador do evento, promotor de Justiça de Torres Vinícius de Melo Lima, referiu que "o compartilhamento de boas práticas é fundamental para o aperfeiçoamento das instituições e que o Ministério Público está de portas abertas para receber as manifestações legítimas da sociedade em prol da realização da Justiça".