Menu Mobile

MP promove Encontro Regional Restaurativo na Serra Gaúcha

MP promove Encontro Regional Restaurativo na Serra Gaúcha

flaviaskb

O Ministério Público promoveu, na última terça-feira, 05 de novembro, o III Encontro Regional Restaurativo da Serra Gaúcha. O evento realizado pela Promotoria de Justiça de Bento Gonçalves, com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), teve um público de aproximadamente 200 educadores formados por meio do projeto institucional “Pacificação nas Escolas: um olhar restaurativo do MPRS”, idealizado e coordenado pelo promotor de Justiça Elcio Resmini Meneses.

Nesta edição, o encontro contou com a participação de representações de 14 municípios e abordou temas relacionados à Justiça Restaurativa. Sua realização neste dia marcou o quarto ano de vigência da lei municipal que instituiu o Programa de Pacificação Restaurativa de Bento Gonçalves. A facilitadora Mônica Mumme, psicóloga e diretora do Laboratório de Convivência, de São Paulo, abordou o tema “Você e suas potências na construção de relações justas”. Já a psicóloga Stella Bittencourt apresentou a temática da “Comunicação não violenta”, a partir das conexões interpessoais. O encontro foi finalizado pelo desembargador do Tribunal de Justiça Leoberto Brancher, que falou sobre “Justiça, educação e valores humanos”.

O evento também foi prestigiado pela coordenadora do Programa Cipave, da Secretaria Estadual de Educação, Patrícia Sanchotene, pelos titulares das secretarias de Educação de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi, Farroupilha, Nova Prata, Monte Belo do Sul e pelos secretários de Assistência Social e de Saúde da região.