Menu Mobile

Inscrições para as palestras do Hackfest RS já estão abertas e as vagas são limitadas

Inscrições para as palestras do Hackfest RS já estão abertas e as vagas são limitadas

flaviaskb

Os interessados em assistir as palestras do Hackfest RS 2019, durante a tarde de sábado, 09 de novembro, devem se inscrever para garantir as vagas. Estão abertas 70 vagas para as palestras e as inscrições devem ser feitas clicando aqui.

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO

14h – Painel Governo Aberto
O painel abordará formas de tornar os governos mais abertos, efetivos e responsáveis por meio de projetos e ações que visam à promoção da transparência, à luta contra a corrupção, ao incremento da participação social e ao desenvolvimento de novas tecnologias. Valtuir Pereira Nunes, auditor público do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul aposentado, falará sobre “Controle social e dados abertos”. Marcos Lindenmayer, auditor federal de Finanças e Controle, chefe de Gabinete da Ouvidoria-Geral da União abordará o tema “E se pudéssemos falar com o Governo?”. O mediador será o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível e de Proteção do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, José Seabra Mendes Jr.

15h – Painel Analytics com Dados Públicos
Serão apresentados casos práticos de análise de dados com foco na transparência, combate à corrupção e eficiência dos serviços públicos. Jonathan Cardoso, cientista de dados, irá abordar o funcionamento da Operação Serenata do Amor, projeto de tecnologia que usa inteligência artificial para auditar contas públicas. Paulo Ricardo Valença, analista de comércio exterior que atua no CADE como cientista de dados, falará sobre cartéis em licitações. Marcus Kassick, supervisor de Big Data Analytics na Procempa, abordará casos de aplicação de analytics no setor público, com a palestra “Inovação Analítica: pensar diferente gera valor social!”. A mediação será feita pela coordenadora da Rede de Incubadoras da UFRGS na Zenit, Daniela Brauner.

16h30 – Painel Ecossistemas de Inovação, Governo e Impacto Social
O painel tratará dos processos de inovação voltados para a geração de impactos sociais, integrando governo, universidades, ONGs, empresas e startups. Os palestrantes serão o diretor de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, Paulo Renato Rizzardi, que falará sobre os projetos e ações do Pacto Alegre, a coordenadora do MPRS.labs, Juliana Marques, que falará sobre Ministério Público e Inovação Aberta e o co-fundador da Fábrica do Futuro, Francisco Hauck, que abordará como os ecossistemas de inovação podem apoiar o processo de inovação aberta e alavancar negócios com propósito. A mediação ficará a cargo da professora da UFRGS, Aurora Zen.

HACKFEST RS 2019

O evento interinstitucional, coordenado pela Subprocuradoria-Geral de Justiça de Gestão Estratégica do MP, que acontecerá de 8 a 10 de novembro, na Fábrica do Futuro, é inédito no Rio Grande do Sul. Esta é a primeira vez que instituições públicas gaúchas se unem em uma maratona de desenvolvimento para fomentar tecnologia e transparência no serviço público do estado.

ABERTURA

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, participará da abertura oficial do evento, que acontece na sexta-feira, 08, às 18h30. Em seguida, haverá a palestra do secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e do promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba Octávio Paulo Neto, idealizador do Hackfest, já com duas edições realizadas naquele estado. A abertura do Hackfest RS não exige inscrições.

DESAFIO

Os dados disponibilizados pelo Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria-Geral da União, Controladoria-Geral do Estado e Tribunal de Contas da União reúnem informações sobre licitações, contratos, cartões de pagamento do governo federal, despesas e receitas do Estado, diárias de viagem, convênios, contas irregulares, entidades e empresas impedidas, inidôneas e suspensas, terceirizações, pessoas politicamente expostas, entre outros. A partir dessas informações - que podem ser cruzadas com outros bancos de dados -, os candidatos inscritos submeteram resumos de soluções propostas. O desafio para os participantes do HackFest é usar a tecnologia em favor da transparência, combate à corrupção e eficiência no setor público. As equipes terão um fim de semana para desenvolver projetos como dashboards, sistemas, aplicativos, modelos, algoritmos e outros tipos de soluções aplicáveis. Os selecionados para participar do evento e a premiação específica serão conhecidos nos próximos dias.

PARCERIAS

O MP tem como parceiros na realização do evento o Zenit Parque UFRGS, Tecnopuc, Tecnosinos, Fábrica do Futuro, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União, Observatório Social do Brasil POA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade do Vale dos Sinos, Pontifícia Universidade Católica, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre.

PREMIAÇÃO

O comitê julgador será formado por representantes dos órgãos e universidades envolvidas e as três melhores soluções serão premiadas.

SERVIÇO

HackFest RS 2019
Dias: 8 a 10 de novembro
Local: Fábrica do Futuro, Rua Câncio Gomes, 609 – Floresta, Porto Alegre – RS
Inscrições: de 08 de outubro até 1º de novembro

Contatos:
Site: https://www.mprs.mp.br/hotsite/hackfestrs/
Email: hackfestrs@gmail.com
Telefone: (51) 3295-1272
Instagram: @hackfestrs