Menu Mobile

MP participa de audiência pública sobre eleições para conselheiros tutelares

MP participa de audiência pública sobre eleições para conselheiros tutelares

flaviaskb

As eleições unificadas para conselheiros tutelares serão realizadas no dia 6 de outubro, em todo o país. Diante da importância do tema, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) promoveu hoje, 09, uma audiência pública para debater as eleições, de caráter facultativo a todos os eleitores brasileiros. O evento contou com a participação da promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Maria Augusta Menz, que classificou como “espantoso o fato da grande maioria da população desconhecer a realização do pleito para o órgão que é a porta de entrada do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

A promotora destacou as atribuições do Ministério Público de fiscalizar as eleições para conselheiros tutelares e a própria atuação dos Conselhos. “Em cada Comarca, há pelo menos um promotor atuando para garantir a lisura do pleito, mas é importante que a comunidade informe às promotorias ou os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre qualquer suspeita de irregularidade, como por exemplo, abuso do poder econômico a partir da compra de votos ou transporte de eleitores”, salientou.

Maria Augusta conclamou instituições e sociedade para que se unam para atuar efetivamente na divulgação das eleições e no voto consciente para os 526 Conselhos Tutelares do Estado, e um total de 2,6 mil conselheiros. “O eleitor não deve se preocupar apenas em ir às urnas, mas também em conhecer os candidatos, verificar sua idoneidade”, afirmou.