Projeto Institucional de Pacificação nas Escolas realiza encontro na Serra Gaúcha

Projeto Institucional de Pacificação nas Escolas realiza encontro na Serra Gaúcha

flaviaskb

Em seguimento ao projeto institucional “Pacificação nas escolas: Um Olhar Restaurativo do MPRS”, foi realizado na última terça-feira, 06, em Bento Gonçalves, o II Encontro Regional Restaurativo da Serra Gaúcha, com a participação de educadores de 25 municípios da região.

Na abertura do encontro, a promotora regional da Educação, Simone Martini, informou aos presentes que o projeto está sendo divulgado a todos os 48 municípios de abrangência da Promotoria Regional da Serra, com visitas que estão sendo realizadas, em conjunto com o coordenador regional do projeto, Elcio Resmini Meneses, e apoio dos promotores de Justiça da região.

Pela manhã, o neurocientista Guilherme Machado Nogueira apresentou o tema “A Neurociência do Comportamento e da Aprendizagem”, trazendo aos presentes conceitos que relacionam as temáticas de educação com a neurociência, oportunizando uma reflexão acerca dos comportamentos, da inclusão e da aprendizagem.

No período da tarde, o psicólogo e procurador de Justiça aposentado, Jorge Trindade, propôs uma reflexão acerca das intervenções da família e da escola como elementos neutralizadores dos riscos da violência no mundo moderno.

O evento foi finalizado com a abordagem do tema “Comunicação Não-Violenta: Conectando as pessoas pela Linguagem da Vida”, apresentada pelo especialista em gestão de pessoas, Jeferson Cappellari.

Participaram do evento 250 educadores da região, na sua maioria na condição de facilitadores de círculos de construção de paz, formados em curso ministrado pela Escola da Magistratura, a partir de Termo de Cooperação firmado por proposta do Ministério Público.